Dienstag, 27. März 2012

EDUCAR PARA A CIDADANIA EUROPEIA

O Concurso Gemalte Eier (Pinta Ovos), dinamizado pelo Clube de Alemão, foi pretexto para descobrir e estreitar os laços que nos ligam a outros povos, nomeadamente aos povos de língua alemã।

Esta antiga tradição, que envolveu em particular os alunos dos 5º e 6º anos de escolaridade, contou, desde a primeira hora, com a colaboração dos docentes de Educação Visual e Tecnológica (EVT)। Partindo da temática Ostern (Páscoa), os alunos aprenderam a dominar novos materiais e a explorar diferentes técnicas utilizadas na decoração de ovos. A atividade converteu-se num espaço potencial de expressão do EU, através do desenvolvimento da criatividade e do sentido estético, e, simultaneamente, de Educação para a Cidadania, através da compreensão e do respeito por universos culturais diferentes

O resultado esteve à vista de todos. A exposição Gemalte Eier, patente no polivalente da EB 2,3/S de Caminha, foi muito apreciada pela comunidade escolar, surpreendendo pelas pequenas "obras de arte" executadas pelos alunos, quer em coletivo, sob a coordenação e o apoio dos seus professores, quer individualmente, numa verdadeira aventura ao imaginário.

Todos os participantes estão de parabéns pela qualidade dos inúmeros trabalhos apresentados, o que muito dificultou a decisão do júri e a eleição do Osterei 2012।


O grupo de dança Püppchen animou a cerimónia da entrega dos prémios com uma fantástica coreografia, contagiando com a sua energia o numeroso público que retribuiu com um caloroso aplauso.

Suscitar a vivência de experiências estimulantes como esta é contribuir de forma ativa para a Educação para a Cidadania Europeia, assente nos quatros pilares referidos no relatório Delors: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a ser e aprender a viver juntos em sociedade.

A elevada adesão a esta iniciativa confirma o impacto do Clube de Alemão junto da comunidade escolar, afirmando-se como um projeto de grande interesse pedagógico.

Keine Kommentare:

Kommentar posten

QUIZ