Freitag, 25. November 2011

MARTINSTAG
DIA DE S. MARTINHO
DIÁLOGO ENTRE CULTURAS
A comemoração do dia de S. Martinho na Escola EB 2,3/S de Caminha, no passado dia 11 de Novembro, foi pretexto para aproximar culturas de dois países diferentes – Portugal e Alemanha.
A conceção desta iniciativa intercultural partiu do PROSEPE (Clube da Floresta) e do Clube de Alemão, contando com a colaboração de outros grupos disciplinares – Geografia, Português e EVT.
A lenda e a biografia de S. Martinho foram (re)escritas e ilustradas com muita criatividade em Power Point, relembrando os momentos mais significativos da vida do Santo. Em simultâneo, os alunos dos vários anos de escolaridade participaram ativamente num concurso de quadras alusivas a este dia.
A Festa de S. Martinho foi também a exposição de Laterne, muito apreciada pela originalidade e qualidade. Ano após ano, esta tradição alemã faz brilhar, pelas ruas e pelas praças centrais das cidades, a luz das lanternas coloridas construídas por milhares de crianças.
O conjunto de atividades dinamizadas no polivalente da Escola avivou as velhas tradições celebradas nos dois países por esta ocasião. A comunidade escolar apreciou o ambiente festivo, exteriorizando o seu contentamento pela concretização de atividades multidisciplinares promotoras do sentimento de pertença à Escola.
Fica a mensagem de que há festividades que são partilhados por vários países e que são motivo de união entre os povos, apesar de vivenciadas de forma diferente. Daí que o diálogo intercultural através de iniciativas desta natureza assumam um papel importante no desenvolvimento da consciência europeia, ao valorizarem o respeito mútuo pelo pluralismo europeu com a sua diversidade de tradições.

Keine Kommentare:

Kommentar veröffentlichen

QUIZ